Palestrantes Confirmados



Nedja Suely Fernandes

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1994. Mestrado em Química pela UFRN em 1997 e Doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP em 2001. É professora Associado III do Instituto de Química da UFRN. Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em Técnicas Termoanalíticas (TG-DTG, DSC e DTA). Orientou 31 alunos entre iniciação científica, mestrado e doutorado. Atualmente está na orientação de oito alunos entre doutorado, iniciação científica e estágio obrigatório. Publicou 33 artigos em periódicos e 100 trabalhos em Congressos Científicos. Atualmente é coordenadora do curso de Química na modalidade à Distância.

Adriana Nunes Correia

Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1992), Mestrado em Ciências (área de concentração Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Ciências (área de concentração Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1998), Pós-Doutorado no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e Pós-Doutorado na School of Physics, University of Bristol em Bristol-UK (2013). Atualmente Professor Associado 4 do Departamento de Química Analítica e Físico-Química (DQAFQ) do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (UFC), membro permanente do Grupo de Eletroquímica e Corrosão (GELCORR) e credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Química da UFC e em Ciências Naturais da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nas áreas de Eletrodeposição, Corrosão e Eletroanalítica.

 Adriana Paula Batista dos Santos

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009), atuando principalmente nos seguintes temas: Obtenção e caracterização de microesferas de quitosana e dextrana reticuladas e nanopartículas de quitosana e sulfato de dextrana. Possui mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a dissertação com título: Síntese, caracterização e estudo cinético da degradação de quitosana em SBA-15. Atualmente é Técnica especializada em Físico-Química lotada no departamento de química e no Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais (LACAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Gradução em Química do CCET/UFRN, com projeto de síntese de nanotubos de óxidos de metais.

Antonio Souza Araujo

Bacharel em Quimica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986); mestre em química pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e doutor em ciências (Química Inorgânica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1992). Realizou Pós-Doutoramento em Kent State University, 1999 (Ohio, Estados Unidos). Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 2010. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: sintese hidrotérmica de zeólitas, materiais nanoestruturados, materiais híbridos micro-mesoporosos, catálise ácida, petróleo e petroquímica. Recebeu em 2007 o título de HONORARY MEMBERSHIP da Sociedade Húngara de Química, pelos seus trabalhos desenvolvidos sobre análise térmica aplicada a catálise e materiais. É membro do comitê internacional NANOPOROUS MATERIAIS - Canadá, desde 2010. Foi citado no WHO IS WHO IN THERMAL ANALYSIS, em 2014. pesquisador do CNPq desde 1992 e Coordenador do Diretório do CNPq - Grupo de Catálise e Petroquímica. Vem atuando na divulgação científica junto ao setor acadêmico, social e empresarial, na área de nanociência e nanotecnologia aplicado ao processo de refino e beneficiamento de resíduos da indústria de petróleo. Tem atuado em comitês cientificos junto ao CNPq, ANP, IBP, FINEP e FAPERN. Coordena o Laboratório de Catálise e Petroquímica da UFRN, com a execução de diversos projetos de pesquisa financiados pela ANP, CNPq, FINEP, Rede de Catálise N-NE e PETROBRAS. É membro do comitê de relações internacionais da UFRN, com participação ativa no Programa Ciência sem Fronteiras, com colaborações em Universidades nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Atualmente é Pesquisador do CNPq, Membro da AMERICAN CHEMICAL SOCIETY (ACS), INTERNATIONAL ZEOLITE ASSOCIATION (IZA), Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria (ABRATEC) e Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat). Orientou 55 teses de doutorado e dissertações de mestrado, seis patentes depositadas, além de 153 artigos indexados (h = 20) com cerca de 1300 citações.

Carlos Alberto Martines-Huitle
Possui graduação em Quimica pela Universidad de las Americas-Puebla (México) e pelo EPFL- Lausanne (Suíça). Doutorado em Scienze Chimiche pela Universitá di Ferrara (Italia), em colaboração com o EPFL- Lausanne (Suíça). Pós-Doutorado na Università degli studi di Ferrara, UNIFE, Itália. Foi contratado na Universidade de Milão em 2005 como professor associado e pesquisador (concurso publico nacional) em Química Analítica. Atualmente participa como professor adjunto III do Instituto de Química e pesquisador das bases de pesquisa de Eletroquímica e Corrosão (colaborador) e do Laboratório Peneiras Moleculares (LAPEMOL). Alem disso, atua como vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Editor in Chief do Journal Air, Soil & Water Research (Quális). Tem experiência na área de Química e Química Analítica, com ênfase em Eletroquímica e Eletroanalítica, atuando no momento nos seguintes temas: eletrodos de diamante, métodos eletroanalíticos avançados e processos eletroquímicos de oxidação para descontaminação de águas industriais. Reconhecido pela International Society of Electrochemistry com o premio ISE Oronzio and Niccolò De Nora Foundation Prize 2009 on Environmental Electrochemistry pelas suas contribuições cientificas na aplicação da eletroquímica na proteção do meio ambiente. Alem disso, foi selecionado pelo Ministério de Educação e Pesquisa do Governo de Alemanha para receber o premio "Green Talents 2009" em Alemanha junto com outros 14 pesquisadores de todo o mundo.
  Ednardo Pereira da Rocha
Engenheiro Eletricista e Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Sistemas de Comunicação e Automação - PPGSCA/UFERSA. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Possui interesse nas seguintes áreas de estudos: Sistemas Elétricos de Potência; Fontes Alternativas de Energia e Instalações Elétricas Industriais.
  Geraldo Eduardo Luz Junior
Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (2001), mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Foi Diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí e atualmente é professor adjunto III da Universidade Estadual do Piauí, onde também é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e foi Pró-Reitor de Administração e Recursos Humanos. Além disso, coordena o Laboratório de Metodologias de Ensino de Química da UESPI, onde desenvolve o projetos do Programa de Educação Tutorial - PET, e é membro do Laboratório de Biotecnologia e Catálise - LaBioCat. Em nível de pós-graduação, atua junto aos Programas de Pós-Graduação em Química das Universidades Federal e Estadual do Piauí, onde orienta em nível de mestrado, e ao Programa de Pós-graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO, onde orienta em nível de doutorado. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise Hetrogênea e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias de ensino, desenvolvimento de catalisadores heterogêneos, biocombustíveis, remediação ambiental e peneiras moleculares mesoporosas.

 Guimes Rodrigues Filho
Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1988) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na pesquisa atua em reciclagem de resíduos poliméricos industriais e urbanos. Na extensão desenvolve uma série de projetos de inclusão sócio-cultural-racial, através da cultura afro-brasileira, de crianças, adolescentes e adultos com financiamento do MInistério da Cultura/PETROBRAS, Prefeitura de Uberlândia e PROEX-UFU. Desde 2006 é coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFU (NEAB-UFU). No NEAB coordena o grupo de estudos em cultura afro-brasileira com ênfase na Capoeira Angola. Em 19/12/2008 recebeu o título, da Câmara dos Vereadores, de Cidadão Honorário de Uberlândia. Orientou em 2009 as alunas vencedoras do I Prêmio Sunivil de Inovação na categoria ecologia. Foi coordenador e bolsista do subprojeto História e Cultura Afro-Brasileira do Programa PIBID/UFU-CAPES de 2010 a 2014. Orientou a primeira Tese de Doutorado no Brasil sobre A Bioquímica e a Lei Federal 10.639 de 2003 que obriga o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todos os níveis da educação brasileira. É bolsista do MEC/FNDE Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica desde 2014.
Leonardo Maciel Moreira
Licenciado em Química (UFJF), mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP), Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (USP). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não-Formal e Divulgação em Ciência (GEENF-USP), o Núcleo Temático Arte, Mídia e Educação (AME-UFRJ) e a Rede Latino Americana de Pesquisa em Ensino de Química (RELAPEQ). É professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando nas graduações em Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas. É professor colaborador no Mestrado Profissional em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRJ, parecerista nos periódicos Educação e Pesquisa (USP) e Iniciação e Formação Docente (UFTM), sendo consultor da FAPEAM. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Química - Macaé no período de 2012-2013. Atualmente é Coordenador de Extensão Universitária do Campus Macaé da UFRJ. Coordena o Projeto Ciênica, que visa a enculturação artística e científica. Recebeu o prêmio de menção honrosa na realização de atividades de extensão nos anos de 2010 e 2013. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências, focalizando os temas divulgação científica através do teatro e formação de professores (saberes e identidade docente).
 Luiz Di Souza
Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1987), mestrado (1992) e doutorado (1996) em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos Atualmente é professor adjunto 4 do departamento de química e membro efetivo do mestrado em Ciências Naturais (MCN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros, na área ambiental com pesquisas em monitoramento da qualidade da água e energia na área de , nanomateriais, síntese de novos catalisadores heterogêneos para produção de combustíveis e na área de síntese e controle de qualidade de combustíveis. Tem 10 trabalhos publicados em periódicos internacionais e dezenas de trabalhos publicados em periódicos e sítios de circulação nacional e cerca de 300 trabalhos publicados em anais de eventos científicos da área de química ou correlata. Participa de projeto de extensão que monitora a qualidade das água do Rio Grande do Norte (programa água azul) e como consultor de assuntos ambientais do Ministério publico local. Também atua na área de educação em química desenvolvendo ações que facilitem a aprendizagem pelo uso de técnicas que utilizam as artes cênicas (teatro cientifico) e na formação continuada de professores de química.
 Sibele Berenice Castella Pergher
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1993) e doutorado em Química - Universidad Politecnica de Valencia (1997). Realizou dois pós-doutorados no Instituto de Química da UFRGS (2002 e 2009). Foi professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de 2001 a 2010. Atualmente é professora da UFRN atuando no curso de Química do Petróleo. É coordenadora do Laboratório LABPEMOL - Laboratório de Peneiras Moleculares. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Sintese de Solidos Inorgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de catalisadores, zeólitas, argilas, processos de adsorção e refino.
 Vinicius Patricio Silva Caldeira
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2006), Mestrado (2011) e Doutorado (2013) em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é pós-doutorando da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, com ênfase na área de catálise aplicada ao meio ambiente e professor colaborador do programa de pós graduação em Ciências Naturais da referida instituição. Tem experiência na área de biocombustíveis, catálise heterogênea e cinética química aplicada a indústria de petróleo e petroquímica.
 Anne Gabriella Dias Santos
Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente desenvolve trabalhos com biocombustível, catálise e ensino de química.


Albino Oliveira Nunes

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFRN). Licenciado em Química (UERN), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN). Doutor em Química/ Ensino de Química (UFRN). Possui experiência em Química Ambiental e Educação Científica, com ênfase nas relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente. Atualmente ministra disciplinas para o nível médio, para o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e para a licenciatura em matemática.


Francisco Rodrigo Silva

Graduado em Química Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2003), Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2011) e Mestre em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2014). Atualmente servidor público, ocupando a função de técnico especializado de laboratório de química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando principalmente no desenvolvimento de Aulas Práticas, Pesquisas e Análises.

 Katia Bernardo Gusmão

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Chimie de Biomolécules pela Université Paul Sabatier (Toulouse III) (1996). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise, níquel, diiminas, sol-gel, sílica, zeólitas, heterogeneização, oxidação, oligomerização e polimerização.


 Josivânia Marisa Dantas


Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de conceitos, solubilidade de compostos iônicos, rejeitos químicos e CTS. Possui experiência docente no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Atualmente leciona disciplinas da licenciatura em Química e orienta os estágios supervisionados.


Patrícia Flávia Silva Dias Moreira

Professora Adjunta do departamento de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2013).Doutora em Química na área de Ensino de Química pela Universidade Federal de Uberlândia(2012). Possui mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Especialista em Ensino de Ciências (2010) pela Faculdade de Educação/UFU. Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e Tem experiência na área de Ensino de Química,atuando principalmente na área de Educação em Química e africanidades.


Daniel Freitas Freire Martins

Possui Graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA, Campus de Caraúbas, coordenador do Laboratório de Química Aplicada à Engenharia e membro do Conselho Universitário (CONSUNI). Está como editor chefe da Revista Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade e membro da comissão de avaliação técnico-científica da Associação Brasileira de Química. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: química analítica, química ambiental, quimiometria, fitorremediação, biocombustíveis, química de materiais e análises físico-químicas de água e solo. 


Suely Souza Leal de Castro

Possui graduação em Licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Química pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica e Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroanalítica, desenvolvimento de sensores eletroquímicos, degradação eletroquímica, tratamento de água e efluentes, e diagnóstico e monitoramento ambiental. 


Luiz Gonzaga de Oliveira Matias

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1990) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biocombustíveis: preparação de biodiesel a partir oleaginosas e de macroalgas. Síntese de produtos naturais.