Nedja Suely Fernandes
Possui
graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do
Norte em 1994. Mestrado em Química pela UFRN em 1997 e Doutorado em Química
Analítica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP
em 2001. É professora Associado III do Instituto de Química da UFRN. Tem
experiência na área de Química Analítica com ênfase em Técnicas Termoanalíticas
(TG-DTG, DSC e DTA). Orientou 31 alunos entre iniciação científica, mestrado e
doutorado. Atualmente está na orientação de oito alunos entre doutorado,
iniciação científica e estágio obrigatório. Publicou 33 artigos em periódicos e
100 trabalhos em Congressos Científicos. Atualmente é coordenadora do curso de
Química na modalidade à Distância.
Adriana Nunes Correia
Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal
do Ceará (1992), Mestrado em Ciências (área de concentração Físico-Química)
pela Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Ciências (área de
concentração Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1998),
Pós-Doutorado no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São
Paulo (2000) e Pós-Doutorado na School of Physics, University of Bristol em
Bristol-UK (2013). Atualmente Professor Associado 4 do Departamento de Química
Analítica e Físico-Química (DQAFQ) do Centro de Ciências da Universidade
Federal do Ceará (UFC), membro permanente do Grupo de Eletroquímica e Corrosão
(GELCORR) e credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Química da UFC e em
Ciências Naturais da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Tem
experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando
principalmente nas áreas de Eletrodeposição, Corrosão e Eletroanalítica.
Adriana Paula Batista dos Santos
Possui graduação em Licenciatura em Química pela
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009), atuando principalmente
nos seguintes temas: Obtenção e caracterização de microesferas de quitosana e
dextrana reticuladas e nanopartículas de quitosana e sulfato de dextrana.
Possui mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a dissertação com título:
Síntese, caracterização e estudo cinético da degradação de quitosana em SBA-15.
Atualmente é Técnica especializada em Físico-Química lotada no departamento de
química e no Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais (LACAM) da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e aluna do curso de doutorado do
Programa de Pós-Gradução em Química do CCET/UFRN, com projeto de síntese de
nanotubos de óxidos de metais.
Antonio Souza Araujo
Bacharel em Quimica pela Universidade Federal do Rio Grande
do Norte (1986); mestre em química pela Universidade Federal da Paraíba (1988)
e doutor em ciências (Química Inorgânica) pelo Instituto de Química da
Universidade de São Paulo (1992). Realizou Pós-Doutoramento em Kent State
University, 1999 (Ohio, Estados Unidos). Professor Titular do Instituto de
Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 2010. Tem
experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química Inorgânica,
atuando principalmente nos seguintes temas: sintese hidrotérmica de zeólitas,
materiais nanoestruturados, materiais híbridos micro-mesoporosos, catálise
ácida, petróleo e petroquímica. Recebeu em 2007 o título de HONORARY MEMBERSHIP
da Sociedade Húngara de Química, pelos seus trabalhos desenvolvidos sobre
análise térmica aplicada a catálise e materiais. É membro do comitê internacional
NANOPOROUS MATERIAIS - Canadá, desde 2010. Foi citado no WHO IS WHO IN THERMAL
ANALYSIS, em 2014. pesquisador do CNPq desde 1992 e Coordenador do Diretório do
CNPq - Grupo de Catálise e Petroquímica. Vem atuando na divulgação científica
junto ao setor acadêmico, social e empresarial, na área de nanociência e
nanotecnologia aplicado ao processo de refino e beneficiamento de resíduos da
indústria de petróleo. Tem atuado em comitês cientificos junto ao CNPq, ANP,
IBP, FINEP e FAPERN. Coordena o Laboratório de Catálise e Petroquímica da UFRN,
com a execução de diversos projetos de pesquisa financiados pela ANP, CNPq,
FINEP, Rede de Catálise N-NE e PETROBRAS. É membro do comitê de relações
internacionais da UFRN, com participação ativa no Programa Ciência sem
Fronteiras, com colaborações em Universidades nos Estados Unidos, Canadá e
Europa. Atualmente é Pesquisador do CNPq, Membro da AMERICAN CHEMICAL SOCIETY
(ACS), INTERNATIONAL ZEOLITE ASSOCIATION (IZA), Associação Brasileira de
Análise Térmica e Calorimetria (ABRATEC) e Sociedade Brasileira de Catálise
(SBCat). Orientou 55 teses de doutorado e dissertações de mestrado, seis
patentes depositadas, além de 153 artigos indexados (h = 20) com cerca de 1300
citações.
Carlos
Alberto Martines-Huitle
Possui graduação
em Quimica pela Universidad de las Americas-Puebla (México) e pelo EPFL-
Lausanne (Suíça). Doutorado em Scienze Chimiche pela Universitá di Ferrara
(Italia), em colaboração com o EPFL- Lausanne (Suíça). Pós-Doutorado na Università
degli studi di Ferrara, UNIFE, Itália. Foi contratado na Universidade de Milão
em 2005 como professor associado e pesquisador (concurso publico nacional) em
Química Analítica. Atualmente participa como professor adjunto III do Instituto
de Química e pesquisador das bases de pesquisa de Eletroquímica e Corrosão
(colaborador) e do Laboratório Peneiras Moleculares (LAPEMOL). Alem disso, atua
como vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Editor in Chief do Journal Air, Soil & Water Research (Quális). Tem experiência
na área de Química e Química Analítica, com ênfase em Eletroquímica e
Eletroanalítica, atuando no momento nos seguintes temas: eletrodos de diamante,
métodos eletroanalíticos avançados e processos eletroquímicos de oxidação para
descontaminação de águas industriais. Reconhecido pela International Society of
Electrochemistry com o premio ISE Oronzio and Niccolò De Nora Foundation Prize
2009 on Environmental Electrochemistry pelas suas contribuições cientificas na
aplicação da eletroquímica na proteção do meio ambiente. Alem disso, foi
selecionado pelo Ministério de Educação e Pesquisa do Governo de Alemanha para
receber o premio "Green Talents 2009" em Alemanha junto com outros 14
pesquisadores de todo o mundo.
Ednardo Pereira da Rocha
Engenheiro
Eletricista e Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural
do Semi-Árido. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Sistemas de Comunicação
e Automação - PPGSCA/UFERSA. Atualmente é Professor Assistente da Universidade
Federal Rural do Semi-árido. Possui interesse nas seguintes áreas de estudos:
Sistemas Elétricos de Potência; Fontes Alternativas de Energia e Instalações
Elétricas Industriais.
Geraldo
Eduardo Luz Junior
Possui
graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí
(2001), mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí (2003) e
doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010).
Foi Diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do
Piauí e atualmente é professor adjunto III da Universidade Estadual do Piauí,
onde também é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e foi Pró-Reitor de
Administração e Recursos Humanos. Além disso, coordena o Laboratório de Metodologias
de Ensino de Química da UESPI, onde desenvolve o projetos do Programa de
Educação Tutorial - PET, e é membro do Laboratório de Biotecnologia e Catálise
- LaBioCat. Em nível de pós-graduação, atua junto aos Programas de
Pós-Graduação em Química das Universidades Federal e Estadual do Piauí, onde
orienta em nível de mestrado, e ao Programa de Pós-graduação da Rede Nordeste
de Biotecnologia - RENORBIO, onde orienta em nível de doutorado. Tem
experiência na área de Química, com ênfase em Catálise Hetrogênea e Ensino de
Química, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias de ensino,
desenvolvimento de catalisadores heterogêneos, biocombustíveis, remediação
ambiental e peneiras moleculares mesoporosas.
Guimes
Rodrigues Filho
Possui
graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Química
pela Universidade Federal de São Carlos (1988) e doutorado em Química pela
Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professor associado da
Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na pesquisa atua em reciclagem de
resíduos poliméricos industriais e urbanos. Na extensão desenvolve uma série de
projetos de inclusão sócio-cultural-racial, através da cultura afro-brasileira,
de crianças, adolescentes e adultos com financiamento do MInistério da
Cultura/PETROBRAS, Prefeitura de Uberlândia e PROEX-UFU. Desde 2006 é
coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFU (NEAB-UFU). No NEAB
coordena o grupo de estudos em cultura afro-brasileira com ênfase na Capoeira
Angola. Em 19/12/2008 recebeu o título, da Câmara dos Vereadores, de Cidadão
Honorário de Uberlândia. Orientou em 2009 as alunas vencedoras do I Prêmio
Sunivil de Inovação na categoria ecologia. Foi coordenador e bolsista do
subprojeto História e Cultura Afro-Brasileira do Programa PIBID/UFU-CAPES de
2010 a 2014. Orientou a primeira Tese de Doutorado no Brasil sobre A Bioquímica
e a Lei Federal 10.639 de 2003 que obriga o Ensino de História e Cultura
Afro-brasileira e Africana em todos os níveis da educação brasileira. É
bolsista do MEC/FNDE Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da
Educação Básica desde 2014.
Leonardo Maciel Moreira
Licenciado em
Química (UFJF), mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação
Interunidades em Ensino de Ciências (USP), Doutor em Educação pela Faculdade de
Educação (USP). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não-Formal e
Divulgação em Ciência (GEENF-USP), o Núcleo Temático Arte, Mídia e Educação (AME-UFRJ)
e a Rede Latino Americana de Pesquisa em Ensino de Química (RELAPEQ). É
professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando nas graduações em
Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas. É professor
colaborador no Mestrado Profissional em Ensino de Química do Instituto de
Química da UFRJ, parecerista nos periódicos Educação e Pesquisa (USP) e
Iniciação e Formação Docente (UFTM), sendo consultor da FAPEAM. Foi coordenador
do curso de Licenciatura em Química - Macaé no período de 2012-2013. Atualmente
é Coordenador de Extensão Universitária do Campus Macaé da UFRJ. Coordena o
Projeto Ciênica, que visa a enculturação artística e científica. Recebeu o
prêmio de menção honrosa na realização de atividades de extensão nos anos de 2010
e 2013. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências, focalizando os
temas divulgação científica através do teatro e formação de professores
(saberes e identidade docente).
Luiz Di Souza
Possui
graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química
de Lorena (1987), mestrado (1992) e doutorado (1996) em Ciência e Engenharia
dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos Atualmente é professor
adjunto 4 do departamento de química e membro efetivo do mestrado em Ciências
Naturais (MCN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem
experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros, na área
ambiental com pesquisas em monitoramento da qualidade da água e energia na área
de , nanomateriais, síntese de novos catalisadores heterogêneos para produção
de combustíveis e na área de síntese e controle de qualidade de combustíveis.
Tem 10 trabalhos publicados em periódicos internacionais e dezenas de trabalhos
publicados em periódicos e sítios de circulação nacional e cerca de 300
trabalhos publicados em anais de eventos científicos da área de química ou
correlata. Participa de projeto de extensão que monitora a qualidade das água
do Rio Grande do Norte (programa água azul) e como consultor de assuntos
ambientais do Ministério publico local. Também atua na área de educação em
química desenvolvendo ações que facilitem a aprendizagem pelo uso de técnicas
que utilizam as artes cênicas (teatro cientifico) e na formação continuada de
professores de química.
Sibele Berenice Castella Pergher
Possui
graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(1990), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá
(1993) e doutorado em Química - Universidad Politecnica de Valencia (1997).
Realizou dois pós-doutorados no Instituto de Química da UFRGS (2002 e 2009).
Foi professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
de 2001 a 2010. Atualmente é professora da UFRN atuando no curso de Química do
Petróleo. É coordenadora do Laboratório LABPEMOL - Laboratório de Peneiras
Moleculares. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Sintese de
Solidos Inorgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de
catalisadores, zeólitas, argilas, processos de adsorção e refino.
Possui
graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2006),
Mestrado (2011) e Doutorado (2013) em Química pela Universidade Federal do Rio
Grande do Norte. Atualmente é pós-doutorando da Universidade Estadual do Rio
Grande do Norte, com ênfase na área de catálise aplicada ao meio ambiente e
professor colaborador do programa de pós graduação em Ciências Naturais da
referida instituição. Tem experiência na área de biocombustíveis, catálise
heterogênea e cinética química aplicada a indústria de petróleo e petroquímica.
Anne Gabriella Dias Santos
Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente desenvolve trabalhos com biocombustível, catálise e ensino de química.
Albino Oliveira Nunes
Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFRN). Licenciado em Química (UERN), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN). Doutor em Química/ Ensino de Química (UFRN). Possui experiência em Química Ambiental e Educação Científica, com ênfase nas relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente. Atualmente ministra disciplinas para o nível médio, para o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e para a licenciatura em matemática.
Francisco Rodrigo Silva
Graduado em Química Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2003), Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2011) e Mestre em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2014). Atualmente servidor público, ocupando a função de técnico especializado de laboratório de química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando principalmente no desenvolvimento de Aulas Práticas, Pesquisas e Análises.
Katia Bernardo Gusmão
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Chimie de Biomolécules pela Université Paul Sabatier (Toulouse III) (1996). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise, níquel, diiminas, sol-gel, sílica, zeólitas, heterogeneização, oxidação, oligomerização e polimerização.
Josivânia Marisa Dantas
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de conceitos, solubilidade de compostos iônicos, rejeitos químicos e CTS. Possui experiência docente no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Atualmente leciona disciplinas da licenciatura em Química e orienta os estágios supervisionados.
Patrícia Flávia Silva Dias Moreira
Professora Adjunta do departamento de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2013).Doutora em Química na área de Ensino de Química pela Universidade Federal de Uberlândia(2012). Possui mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Especialista em Ensino de Ciências (2010) pela Faculdade de Educação/UFU. Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e Tem experiência na área de Ensino de Química,atuando principalmente na área de Educação em Química e africanidades.
Daniel Freitas Freire Martins
Possui Graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA, Campus de Caraúbas, coordenador do Laboratório de Química Aplicada à Engenharia e membro do Conselho Universitário (CONSUNI). Está como editor chefe da Revista Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade e membro da comissão de avaliação técnico-científica da Associação Brasileira de Química. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: química analítica, química ambiental, quimiometria, fitorremediação, biocombustíveis, química de materiais e análises físico-químicas de água e solo.
Suely Souza Leal de Castro
Possui graduação em Licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Química pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica e Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroanalítica, desenvolvimento de sensores eletroquímicos, degradação eletroquímica, tratamento de água e efluentes, e diagnóstico e monitoramento ambiental.
Luiz Gonzaga de Oliveira Matias
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1990) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biocombustíveis: preparação de biodiesel a partir oleaginosas e de macroalgas. Síntese de produtos naturais.